Deus sempre cumpre o que promete

Hoje vamos conhecer mais um rei de Judá. Ele foi coroado com  apenas oito anos de idade e o seu nome é Josias.

josiahO que você acha de governar um país inteiro com apenas oito anos? Será que Josias teve uma infância normal como a sua?

Para governar com essa idade, provavelmente Josias teve a ajuda de alguns conselheiros.

Passados oito anos depois de sua posse, ele já era um adolescente de dezesseis anos e já tomava algumas decisões sozinho. A decisão mais importante que ele tomou foi querer adorar ao Deus Criador, assim como seu antepassado Davi (um parente que viveu muito tempo antes).

Depois de algum tempo que tomou esta decisão, Josias resolveu purificar (limpar) toda a terra de Judá, destruindo lugares que foram construídos para adoração de deuses falsos feitos de pedra, madeira ou de metal.

Depois de ter purificado todo o país, o rei Josias enviou alguns homens para fazer consertos no templo porque estava muito danificado. Eles levaram o dinheiro necessário para comprar o material e também para pagar os trabalhadores. Enquanto entregavam o dinheiro, o sacerdote Hilquias (como um pastor hoje), encontrou o “Livro da Lei” (parte da bíblia que havia sido escrita naquele tempo), no templo e o entregou para ser levado ao rei.

O Livro foi lido em voz alta para o rei. Ele ficou muito triste e até chorou,  porque pensou que Deus deveria estar muito bravo com o povo do reino de Judá, pois os seus antepassados não obedeceram  o que estava escrito naquele livro.

Então, Josias mandou que o sacerdote Hilquias fosse falar com a profetiza Hulda para saber se Deus tinha alguma mensagem para o povo.  Vocês se lembram o que é um profeta?

A profetiza entregou a seguinte mensagem:

— “Como Josias se arrependeu dos pecados, Deus não vai castigar o povo enquanto ele for o rei.”

O rei convocou todos os moradores de Judá para irem ao templo e leu em voz alta o que estava escrito Livro da Lei, para que todos ouvissem, e em seguida fez um juramento, uma aliança (compromisso, pacto), prometendo seguir a Deus, confiar nele, e obedecê-lo. Josias obrigou o povo a fazer a mesma aliança com Deus, e todos se comprometeram. E assim, durante todo o reinado de Josias, o povo obedeceu ao Deus de seu antepassado Davi.

Uma aliança é o que acontece em um casamento, o noivo e a noiva usam uma aliança que simboliza o compromisso de amor e de cuidado que um tem com o outro e prometem cumprir durante toda a vida.

Deus é fiel e consegue cumprir o que promete, mas nós somos pecadores e estamos sempre errando, por causa disso Deus prometeu também que enviaria um salvador e cumpriu. Agora nós temos Jesus para nos ajudar na nossa aliança com o Deus Criador.

E agora, você quer fazer uma aliança com Deus assim como fez Josias: segui-lo, confiar nEle e obedecê-lo?

“…farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi.”  Isaías 55:3

Texto: II Crônicas 34

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s