Adorar somente a Deus

Xerxes reinava sobre a Pérsia. Esse período foi muito próspero, então o rei deu uma grande festa no pátio do palácio para exibir os seus bens.

Enquanto isso, Vasti, a rainha, também oferecia uma festa dentro do palácio para as mulheres.

No sétimo dia da festa, o rei já havia bebido muito e deu uma ordem para seus oficiais buscarem a rainha, vestida com roupas de festa e com a coroa real. A rainha era muito bonita, mas ela se recusou obedecer ao rei e ele ficou furioso. O rei chamou seus conselheiros para saber o que poderia fazer contra a rainha.

Um dos homens aconselhou o rei que proibisse a rainha de entrar na sua presença. Como punição, nunca mais ela poderia ficar na frente do rei. (que idéia mais estranha, não?)

O rei gostou desta idéia, e decidiu fazer desta punição um exemplo para todas as mulheres do reino.

Algum tempo mais tarde, o rei Xerxes mandou que escolhessem moças bonitas de todo o reino e as trouxessem ao palácio para ele escolher uma nova rainha.

estherUma das moças que veio foi Ester, prima de Mordecai. Eles eram do povo judeu. Estavam morando na Pérsia porque seus antepassados foram trazidos pelo rei Nabucodonosor, quando ele invadiu Israel.

Mordecai era um funcionário do palácio e passava todos os dias na frente da casa onde Ester estava para saber notícias dela. Ele a tratava como filha e ela o obedecia como a um pai.

Ele aconselhou Ester  não dizer a ninguém de que povo ela era.

Durante doze meses as moças ficavam em tratamento de beleza para só depois se encontrar com o rei.

Enfim, Ester foi levada ao rei. Ele gostou demais dela, entregou-lhe a coroa e assim ela se tornou rainha no lugar de Vasti.

Certo dia, Mordecai estava esperando para ter notícias de Ester, e sem querer ouviu dois funcionários do palácio tramando matar o rei Xerxes. Então ele contou para Ester e ela contou ao rei informando que foi Mordecai quem descobriu a trama.

Os funcionários foram condenados à forca e tudo foi registrado no Livro de História do Reinado de Xerxes.

naamah_requiring_people_to_worship_himAlgum tempo depois, o rei colocou um homem chamado Hamã no posto mais alto de seu governo e decretou que todos deveriam se curvar e ajoelhar diante dele. Todos os funcionários do palácio faziam isso, exceto Mordecai.

Então, os oficiais do palácio foram perguntar para Mordecai porque ele não se curvava e nem se ajoelhava para Hamã. Ele respondeu que não fazia isso porque ele era um judeu, e os judeus não se curvavam e nem se ajoelhavam para ninguém (no livro de Ester não está escrito mas nós sabemos que os judeus só adoravam a Deus).

Hamã ficou sabendo da atitude de Mordecai e resolveu agir não só contra Mordecai mas contra todos os judeus. Contou para o rei Xerxes que existia um povo vivendo na Pérsia que não obedecia ao rei (não se curvavam e nem se ajoelhavam diante de Hamã). Disse ainda que o modo diferente desse povo viver representava uma ameaça para o reino.

O rei autorizou Hamã fazer o que ele quisesse com o povo judeu.

Então, Hamã mandou cartas para todo o reino com ordens para matar todos os judeus que fossem encontrados, jovens, velhos, mulheres e crianças. Todos deveriam ser eliminados. Mas para Mordecai ele preparou uma morte especial, muito cruel. No dia marcado todos morreriam.

E agora ? Que situação difícil para o povo, para Mordecai e para a rainha Ester!

O que você faria ? Voltaria atrás e se ajoelharia diante de Hamã ?

Mordecai não fez isso porque ele conhecia o verdadeiro Deus, o único que merece ser adorado. Mordecai tinha um amor especial para com Deus. Para ele, ninguém era igual a Deus e nem merecia ser tratado como Deus.

Como podemos ser adoradores do Deus criador ?

É assim mesmo, podemos adorá-lo cantando canções, podemos adorá-lo orando ajoelhados ou não, lendo a bíblia com muita atenção, ajudando  outras pessoas.

Para você Deus é a pessoa mais importante do mundo?  Então peça a Ele que entre na sua vida e te torne um verdadeiro adorador.

E o resto da história??

Você vai saber na próxima semana… Não perca!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s