Humildade diante da soberania de Deus

Como já vimos, a Rainha Ester, Mordecai, e todo povo Judeu que morava na Pérsia estavam  em apuros, pois Hamã havia marcado o dia que todos deveriam ser mortos.

mordechai-and-haman-daniel-eskridgeMordecai  estava muito triste e mandou um recado para Ester, dizendo que ela pedisse ao Rei Xerxes para cancelar o decreto que mataria os judeus.

Ester ficou preocupada e mandou dizer a Mordecai que qualquer pessoa que fosse à presença do rei sem ser chamada poderia morrer, mesmo que fosse a rainha, a não ser que ele estendesse o cetro de ouro.

Mordecai respondeu para Ester que mesmo sendo a rainha, ela era uma judia e não seria poupada: “Quem sabe não foi justamente para esta hora que Deus te fez rainha.”

Então ela respondeu a Mordecai que colocasse o povo para orar e jejuar (ficar sem se alimentar), e que ela iria à presença do rei mesmo sem ser chamada. Tudo foi feito como ela pediu.

Três dias depois, Ester se arrumou, ficou muito bonita e foi até o pátio que ficava na frente da sala do trono. Xerxes estava lá, viu a rainha, gostou muito de vê-la e estendeu seu cetro para ela perguntando:

–O que você deseja rainha? Prometo dar o que você pedir, mesmo que seja a metade do meu reino.

Ela disse: –Quero convidar você e Hamã para um jantar especial que vou fazer.

O rei imediatamente mandou chamar Hamã para irem ao jantar da rainha Ester.

Durante o jantar, o rei Xerxes perguntou a Ester qual era o seu pedido, pois ele daria qualquer coisa que ela pedisse.

Ester disse: –Se o rei puder, gostaria que viesse com Hamã amanhã a outro jantar que vou dar, e então direi qual é o meu desejo.

Hamã foi para casa muito feliz, encontrou com sua mulher, filhos e amigos, e festejou pelo jantar da rainha, e porque sempre era homenageado pelo rei. Mas existia uma coisa capaz de deixá-lo ainda mais feliz: acabar com Mordecai.

Então a mulher de Hamã sugeriu que ele construisse uma forca de vinte metros de altura e pedisse permissão ao rei para enforcar Mordecai. Ele gostou de idéia.

Naquela noite o rei não conseguia dormir, pediu o livro de registros de histórias do reino para ler. Ele leu a história de tempos atrás que Mordecai ouviu os funcionários do palácio planejavam matá-lo.

O rei Xerxes perguntou: –Que recompensa deram a Mordecai por me salvar?

Responderam: –nenhuma.

Hamã já estava no pátio esperando, quando o rei mandou chamá-lo.

O rei perguntou:  — O que devo fazer para homenagear uma pessoa?

Hamã pensou que Xerxes falava dele, então disse:  –Vista a pessoa com as roupas reais e também traga o cavalo do rei para ele montar e que um importante funcionário do palácio leve-o pelas ruas gritando: “assim se faz a um homem que o rei deseja homenagear!”

O rei disse: –Pois faça exatamente isso com o judeu Mordecai.

Imaginem a cara de decepção de Hamã…

Mas de nada adiantou Hamã ficar decepcionado. Tudo foi feito conforme ele mesmo sugeriu ao rei.

Depois disso, Hamã foi correndo para casa, contou para sua esposa e para os amigos o que havia acontecido.

Os amigos disseram:  –Sentimos muito, mas você vai perder essa briga com esse judeu Mordecai.  Eles ainda conversavam quando os funcionários do palácio vieram buscar Hamã para o jantar da rainha…

Você já pensou como ficou Hamã ? Ele era muito orgulhoso (ele se achava melhor que os outros) e pensava que seria homenageado, mas foi humilhado tendo de levar Mordecai montado no cavalo do rei pela cidade.

Nessa história vimos também que nosso Deus Criador é soberano (é o dono de tudo). Mordecai, Ester e todos os judeus pediram a ajuda de Deus e Ele os ajudou e os livrou da morte.

Pode ser que alguma vez você já se comportou como Hamã, pensando ser melhor que os outros, que não precisa de ninguém, nem de Deus.

humilityDeus deseja que sejamos humildes (sentimento de fraqueza) e não orgulhosos, reconhecendo que dependemos Dele  em tudo que fazemos.

Vamos orar pedindo que Deus nos perdoe e nos ensine a ser humildes e cada dia mais dependentes Dele.

Ahh! Não pense que a história acabou aqui…  Na semana que vem tem mais…

Ester 4 a 6

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s