Ensinando a fazer o que é certo

A história que vamos ouvir hoje, fala de um homem que vivia de uma maneira bem diferente das outras pessoas.

John_the_Baptist021 Seu nome era João Batista. Ele vivia no deserto, em Israel. Suas roupas eram de pêlos de camelos e usava também um cinto de couro (acho que esse “modelito” de João não estava em alta na época). Pra completar, seu cardápio era bem curioso: mel silvestre, até aí tudo bem, e gafanhotos, agora ficou difícil de encarar, hein?! (será que era fritinho?) Que tal pedir  pra mamãe fazer isso no almoço de domingo pra gente experimentar?!

Mas, apesar de João Batista ter uma vida diferente das outras pessoas, ele era um mensageiro de Deus. Ele nasceu um pouquinho antes de Jesus (6 meses mais velho), e anunciava a vinda do Salvador.

Ele batizava as pessoas vindas da Judéia e todo o povo de Jerusalém. Falava do arrependimento de pecados. Essas pessoas confessavam seus pecados e eram batizadas por ele no rio Jordão.

Quando a multidão perguntava o que deveriam fazer, João respondia que quem tivesse duas túnicas, deveria repartir com quem não tinha, e quem tivesse comida também deveria fazer o mesmo. Os publicanos (cobradores de impostos), indo até o rio  para serem batizados também queriam saber o que deveriam fazer, e João ensinava que deveriam cobrar apenas o que era estipulado (eles tinham costume de cobrar muito mais para ficar com parte do dinheiro e assim enriquecer). Os soldados também tinham “fama” de maltratar as pessoas para enriquecer, e João também os ensinava a fazer seu trabalho de maneira correta.

Algumas pessoas achavam que João Batista era o próprio Cristo, mas ele dizia a todos que viria alguém muito poderoso, do qual ele não era digno de desamarrar as correias das sandálias.

johnbaptizingjesusE esse alguém que João dizia que viria era Jesus. Aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, João batizou também a Jesus.

Vimos hoje, que João Batista ensinava as pessoas a fazer o que é certo, dividir o que tem, ser honesto, justo.

E você, tem ensinado o que é certo a quem está a sua volta? Será que você já falou para o seu amigo que colar na prova não é certo, e que estudar é o que devemos fazer? Que enganar a professora ou os pais também não é certo? E dividir o lanche na escola? Já experimentou fazer? Já experimentou dividir seus brinquedos com quem não tem?

Você tem feito como João, e tem preparado o caminho para a volta de Jesus? (falado que ele morreu na cruz para nos salvar).

Quantas coisas aprendemos com João Batista! Que daqui pra frente a gente ensine aos outros e também faça o que é certo (como João).

“Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma, e quem tem comida faça o mesmo”.  Lucas 3:11

Texto: Marcos 1: 1-9 e Lucas 3: 1-21

Por: Karen Mendonça

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s