Parábola do filho perdido

Hoje vamos aprender mais uma parábola que Jesus contou.

Você pode me dizer o que é uma parábola ?  É uma história não acontecida, contada para ensinar uma verdade.

Jesus contou:

 “Um homem tinha dois filhos. Um dia, o filho mais novo procurou o pai e disse:

— Pai, por favor, divida seus bens e me dê agora a minha parte da herança (herança só se recebe quando o pai morre).

O Pai, mesmo triste, repartir seus bens e deu a parte do filho mais novo.

Depois de alguns dias, o filho pegou tudo o que tinha e foi embora para um lugar muito longe. Alí ele viveu fazendo muitas coisas erradas e gastando tudo o que tinha.

Ele já não tinha mais nada, e ainda houve uma grande fome naquele país. Ele não tinha dinheiro nem para comprar algo para comer.

Então, ele resolveu procurar um trabalho para ganhar algum dinheiro. Ele conseguiu um trabalho para cuidar de porcos numa fazenda.

016-prodigal-sonEle estava com tanta fome que sentia vontade de comer a comida dos porcos.

Foi neste momento que ele pensou: As pessoas que trabalham na casa de meu pai tem comida a vontade e eu aqui estou passando fome!  Vou voltar para a casa do meu pai e dizer:

— Pai, fiz muitas coisas erradas e não mereço ser chamado seu filho, me aceite em sua casa como um de seus empregados.

Então saiu dalí e voltou para a casa do pai.

Quando o rapaz ainda estava longe, o pai o viu e foi ao seu encontro, e o abraçou e o beijou.

O filho disse:

prodigal-son— Pai, fiz muitas coisas erradas e não mereço mais ser seu filho!

O pai nem esperou o filho terminar de falar, chamou um empregado, mandou trazer roupas limpas e bonitas, e ainda um anel para colocar em seu dedo, e também mandou preparar uma festa dizendo:

— Este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.”

Você percebeu como essa história (parábola) parece com a nossa história ?

Nós estavamos perto do Pai, éramos bem tratados, mas nos afastamos do Pai e erramos muito, vivendo longe dEle.

Mas, nosso Pai (Deus), é muito amoroso, e nos ama tanto, tanto que apesar de todos os nossos erros, Ele nos recebe como filhos outra vez.

E sabe por que isso acontece conosco ? Porque Jesus veio, morreu na cruz e pagou todos os teus e os meus pecados, nos livrando de cada um deles.

Sabe, eu tenho mais uma grande notícia para você: O Senhor Jesus ainda vai voltar e nos levará para morar com Ele, no lugar especial que Ele preparou para todos os que creram nEle.

Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido” Lucas 19:10

Texto: Lucas 15:11-24

Deixe um comentário

